Nos últimos anos, o número de mulheres empreendedoras cresceu muito no Brasil, principalmente por conta da pandemia, onde muitas sentiram a necessidade de empreender de casa mesmo, para ganhar uma renda extra ou mesmo porque perderam seus trabalhos convencionais.
Como ser uma mulher empreendedora?
Se você chegou agora no blog, meu nome é Laila Santos e sou sócia proprietária da Kitbox, o maior clube de assinatura de semijoias do Brasil e vou dizer, com base na minha experiência como é ser uma mulher empreendedora:
Comecei intercalando meu trabalho convencional na prefeitura da cidade com revendas de bijuterias de porta em porta, na página sobre, você confere na íntegra toda minha trajetória. E foi aprendendo com outras mulheres donas do seu próprio negócio que eu evolui na minha empresa e continuo aprendendo coisas novas até hoje.
Vou te mostrar 6 mulheres empreendedoras para seguir e aprender sobre negócios diferentes, métodos de gestão, o que funciona para elas (que pode ou não funcionar para você) e pegar dicas de sucesso. Confira!
5 mulheres empreendedoras brasileiras para seguir:
1 – Chieko Aoki
Chieko Aoki começou a sua carreira em um ambiente de trabalho dominado por homens, no qual conseguiu o seu espaço com feminilidade, que julga ser uma das essências da mulher. Formada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), com cursos em Administração na Universidade de Sofia, em Tóquio, e de Administração Hoteleira na Cornell University, nos Estados Unidos, a Sra. Aoki, como é carinhosamente chamada por funcionários e empresários, deu início ao embrião da Blue Tree Hotels em 1996.
A Dama da hotelaria brasileira é reconhecida como mulher inovadora e talentosa, o que lhe confere reconhecimento como benchmark em excelência em hospitalidade no setor. Tem como missão consolidar a rede como a mais conceituada operadora brasileira de hotéis pelo seu estilo de hospitalidade, trabalho com a equipe e resultado da administração hoteleira.
Ao longo de sua carreira, a Sra. Aoki transformou a Blue Tree Hotels em uma das mais importantes redes hoteleiras do país – atualmente a empresa conta com 22 hotéis em operação e outros 14 contratos assinados.
Chieko Aoki também gosta de colaborar com o fortalecimento dos laços de amizade, negócios e de cultura entre os países, principalmente entre Brasil e Japão, que conhece bem como o “verso e reverso” pelas diferenças culturais e que se complementam como uma só. Ela participa ainda de grupos de mulheres executivas com o objetivo de aprender e de trocar experiências.
Instagram: @chiekoaoki
2 – Emily e a Duda, da Pantys
A Emily e a Duda são as mulheres empreendedoras à frente da Pantys, uma scale-up que oferece calcinhas absorventes para que qualquer pessoa se sinta confortável durante a menstruação. Com um produto reutilizável, também conseguem endereçar problemas de lixo e pobreza menstrual.
Em quatro anos, a Pantys se tornou símbolo de sustentabilidade, com o uso de tecidos biodegradáveis e com etiqueta de carbono neutro – a única empresa de menstruação com certificação BCorp do Brasil.
Juntas, Emily e Duda aprofundaram os estudos sobre o mercado feminino aqui no Brasil, pesquisando tecnologias na área de tecidos e acabamentos para desenvolverem um produto adaptado para a mulher brasileira.
Além disso, a Pantys emprega mais de 40 pessoas e tem um programa de apoio à pobreza menstrual, apoia inúmeras ONGs, empodera refugiados e possui uma plataforma de educação menstrual e financeira para mulheres.
3 – Julia e Márcia, da Sallve
A Julia Petit é uma blogueira que eu acompanho há muitos anos, então quando ela se juntou ao Daniel Wjuniski e a Marcia Netto, sabia que a Sallve seria um sucesso 🔥
“Meu amor pelos cosméticos começou assim, como quase todo mundo: usando os produtos da mãe que ficavam no banheiro. Mas só depois de muito tempo eu aprendi que, mais do que um simples ritual de beleza, um bom produto pode mudar tudo – seja com um reforço na autoestima ou dando aquela acalmada no fim do dia.
E foi por isso que por toda a minha carreira eu trabalhei na indústria cosmética, gerenciando e desenvolvendo produtos, das mais diversas categorias, para os mais diferentes públicos. Participei do lançamento de uma das maiores marcas de dermocosméticos do mundo no mercado brasileiro, da criação de uma grande marca de venda direta, e da estruturação de uma grande empresa de varejo. Desenvolvi e gerenciei produtos para a pele, cabelos, de proteção solar e de perfumaria. E cada vez que uma empresa nascia, que um novo produto era desenvolvido, eu nascia e crescia junto.
Agora nasce a Sallve, uma marca feita por pessoas que acreditam que dá pra fazer diferente. E aqui estou eu, fazendo o que eu mais amo: desenvolvendo fórmulas incríveis e produtos seguros – e claro, nascendo de novo.”
JULIANA SHOR (Chief Product Officer – CPO)
4 – Zica Assis, do Beleza Natural
Zica Assis foi babá e faxineira, até se tornar co-fundadora e sócia do Instituto Beleza Natural, maior rede brasileira especializada em cabelos crespos, cacheados e ondulados. Ela conta que sofreu muitos preconceitos por conta de seu cabelo black power, o que a levou a pesquisar fórmulas e, finalmente, fundar sua empresa.
Apesar de amar meus fios armados e crespos, fui obrigada a alisá-los para conseguir emprego. Mas não me conformei com essa ditadura do cabelo liso e passei 10 anos pesquisando em casa uma fórmula para tratar meus cabelos e preservar minhas origens. Em 1993, junto com meus sócios, fundei na Tijuca a primeira unidade do que se tornou depois a maior rede especializada em cabelos cacheados, crespos e ondulados do país.
Hoje são 34 unidades de negócio em operação, dentre institutos e quiosques nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, São Paulo e Minas Gerais, além de uma fábrica própria, a Cor Brasil. Por mês, passam pelos salões cerca de 100 mil clientes, e a equipe é formada por 2.000 colaboradores.
Essa não poderia ficar de fora da lista porque ela é prima da minha mãe ♥
5 – Luiza Helena, do Magazine Luiza
Luiza Helena Trajano é presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza. Foi responsável pelo salto de inovação e crescimento que colocou o Magazine Luiza, nas décadas seguintes, entre as maiores varejistas do Brasil.
Também atua como Conselheira em 12 diferentes entidades como IDV – Instituto para Desenvolvimento do Varejo, FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, UNICEF e Grupo Consultivo do Fundo de População da ONU no Brasil. Foi primeira colocada como Top Influencer do LinkedIn brasileiro em 2019 e eleita Personalidade do Ano de 2020 pela Câmara do Comercio Brasil-EUA. É Presidente do Grupo Mulheres do Brasil.
Colocar as pessoas em primeiro lugar, atitudes empreendedoras, inovação e criatividade são alguns dos conceitos que sempre adotou e incentivou em sua equipe. Entre os retornos destas crenças e práticas, está a presença do Magazine Luiza no ranking, há 22 anos consecutivos, das “Melhores empresas para se trabalhar”.
Em sua trajetória, vem recebendo centenas de reconhecimentos e premiações como empreendedora, empresária, mulher e líder, como a classificação em 1º lugar, nos quatro últimos anos, como líder de negócios com melhor reputação no Brasil, segundo a consultoria espanhola Merco, e também como a única executiva brasileira na lista global do WRC – World Retail Congress. O Magazine Luiza possui mais de 1.100 lojas em 18 estados e conta com mais de 47.000 colaboradores.
A maior inspiração empreendedora feminina do Brasil!!
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Espero que tenham gostado da minha lista de mulheres empreendedoras brasileiras para acompanhar. Sigam o trabalho delas nas redes sociais, principalmente no Linkedin!
Um beijo