Vou compartilhar com vocês algo que não deveria ser segredo: não dá para confiar sua loja online apenas no Instagram ou em outras redes sociais. É montar seu negócio em terreno alugado!
Selecionei hoje os melhores sites para criar sua loja virtual porque já tivemos diversos exemplos aí de rede social fora do ar um dia ou mais, seja Instagram, Whatsapp e outras, o que faz você perder inúmeras vendas.
“Mas Laila, minha loja no Instagram faz sucesso e eu vendo muito por lá!” Tudo bem, eu não estou dizendo que não funciona e sim, que não é para sempre. O sucesso do e-commerce é ser multiplataforma!
Tenha seu site, tenha suas redes sociais ativas, tenha um canal de atendimento de dúvidas e de vendas como o Whatsapp e também esteja com seus e-mails em dia. Mas não perca a oportunidade de vender!
Confira: 6 melhores sites para criar sua loja virtual
Quando comecei o Clube Kitbox como uma loja de acessórios femininos, nós temos algumas dessas plataformas até chegar no ideal para gente: a combinação do WordPress + Woocommerce.
WordPress + Woocommerce
O WordPress não é uma plataforma pronta de loja virtual, então fuja para as colinas se te indicam ele logo de início! Porque? Porque ele é um software que você instala no seu site e personaliza do jeito que quiser. Como o Windows do computador ou um Android do celular.
A maior vantagem do WordPress é justamente essa: você consegue fazer qualquer coisa no seu site. Mas isso implica no ponto negativo: você não vai conseguir fazer isso sozinho, vai precisar de alguém que entenda de programação para fazer a manutenção e atualização do site e isso pode sair caro.
Como a Kitbox hoje é o maior Clube de Semi joias do Brasil, nós precisamos deste site todo personalizado com um sistema construído pra gente, então foi a melhor solução.
Mas vamos às soluções simples para quem busca criar sua loja virtual sozinho e de forma gratuita:
1 – Nuvemshop – ideal para pequenas e médias empresas e com mais de 50 mil lojas ativas. Na Nuvemshop você consegue sozinho gerenciar seus pedidos, entregas, notas fiscais e ainda customizar seu layout deixando sua loja com a sua cara. O bacana dessa plataforma é que ela tem funções prontas para criar ofertas relâmpagos, novos banners, recomendações de produtos e mais.
2 – Shopify – é uma plataforma popular e fácil de usar, com recursos avançados de SEO, gerenciamento de pedidos, integração com meios de pagamento e aplicativos. Ela não é totalmente gratuita, mas tem um plano de teste grátis por 14 dias.
3 – BigCommerce – é uma plataforma de comércio eletrônico que oferece recursos robustos, incluindo integrações com marketplaces, gerenciamento de estoque e meios de pagamento.
4 – Magento – é uma plataforma altamente personalizável e escalável para empresas de todos os tamanhos. inclusive é uma das mais populares com mais de 315 mil lojas ativas. Mas ela é parecida com o sistema do WordPress: talvez você vai precisar de alguém que entende mais da parte técnica para criar seu site Magento.
5 – Squarespace – é uma plataforma de criação de sites que oferece recursos de comércio eletrônico integrados e design atraente.
6 – Loja integrada – é uma plataforma que dá para montar sua loja virtual de forma gratuita se você vende até 50 produtos com limite de 5 mil visitas por mês. Tem vantagens como checkout transparente, certificado de segurança do site, cupons de desconto, suporte via chat e vários recursos de marketing.
Esses são apenas alguns exemplos, é importante considerar as necessidades da sua loja e escolher a plataforma que melhor atenda a essas necessidades.
Pesquise cada uma delas com calma, veja se tem os recursos que você considera importante oferecer para seu cliente, se você vai precisar de mais suporte técnico e se os planos cabem no seu bolso.
Vale a pena criar uma loja virtual gratuita?
A resposta é ambígua, mas vou te explicar. Utilizar plataformas gratuitas pode ser uma boa opção para experimentar a venda de produtos online, no entanto, as limitações dessas plataformas podem dificultar o crescimento do negócio. Conforme a loja virtual evolui, será preciso migrar para um plano pago para continuar expandindo o negócio.
Aproveite e leia também: Cursos gratuitos com certificado que vão ajudar seu negócio
Ficou alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários!
Um beijo ♥