Balaclava: a tendência de moda polêmica de 2022

Balaclava: a tendência de moda polêmica de 2022

Está todo mundo falando da maior tendência de moda para 2022: a balaclava! Mas junto dela, vem uma grande polêmica. É uma tendência para todos? Afinal, o que é a balaclava? Você já conhecia? Continue lendo que te explico tudo!

O que é balaclava?

Balaclava é um acessório de ski que surgiu no início dos anos 60 para proteger o rosto do frio. Mesmo nos Estados Unidos e na Europa, o ski é um esporte para pessoas da elite, afinal os equipamentos não são acessíveis para todos.

Com o passar dos anos, foi muito usada pelo exército durante várias guerras, tanto para esconder parte do rosto, quanto para proteger do clima.

A balaclava nada mais é, que um gorro que cobre quase toda a cabeça deixando apenas os olhos de fora. Geralmente feita de lã ou de algodão térmico, ela também é chamada de máscara de esqui ou gorro de ninja.

Balaclava: a tendência de moda polêmica de 2022

Leia também: Queda de cabelo feminino: 5 causas e o que fazer

Porque a balaclava virou uma tendência polêmica?

Algumas influenciadores da Europa estão customizando esse acessório e usando nas ruas como ícone fashionista no look. Mas ele divide opiniões!

Primeiro, que ele é símbolo de um esporte elitista e não é tão acessível. Fica a seu critério opinar sobre. Mas o segundo e mais importante, não serve para o Brasil!

Existem dois motivos! O primeiro claro, é o nosso clima. Mesmo na região sul ou em regiões serranas, não faz frio o suficiente que justifique o uso desse acessório. Na Europa, onde é muito usado, chega a fazer -30ºC no inverno ou até mais frio que isso.

Até então, Urupema que está localizada em uma parte mais alta da serra catarinense registrou -8,2°C no dia 20 de julho, de acordo com o Epagri-Ciram e é a temperatura mais baixa registrada no Brasil, oficialmente.
fonte: climaovivo

Então, um gorro, cachecol e um casaco são suficientes para viver por aqui.

Balaclava: a tendência de moda polêmica de 2022

Agora, o motivo mais babado de todos. Pessoas brancas não teriam problemas em usar a balaclava por aí como acessórios fashion, mas e os negros? Num país onde o racismo é estrutural, uma pessoa usando esse acessório a noite (ou mesmo durante o dia) seria facilmente confundida com um criminoso. Até mesmo o ex-BBB João Luiz afirmou no Twitter que: “Gente, balaclava é uma coisa que na rua só branco pode usar, né”

Então, ela divide opiniões. A minha é: para quê? Têm acessórios de inverno muito mais elegantes, estilosos e versáteis para nosso clima ou mesmo para o clima da Europa, como boinas e as Earmuff – as tiaras protetoras de orelhas pro inverno que são lindas!

Aproveite e leia também: Tendências de unhas decoradas Nail Art 2022

Qual a sua opinião sobre essa tendência de moda para 2022? Usaria a balaclava no seu dia a dia? Deixe aqui nos comentários!

Um beijo ♥

1 comentário
  1. O que na verdade me chamou atenção nisso, é que lembra muito o hijab, usado na cultura islâmica, como se fosse uma forma mais confortável de incluir esse costume as mulheres ocidentais…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar de