O que fazer ou que não fazer com sua herança antiga. Como designer de joias, eu amo peças modernas e que são tendências de moda, mas tenho também as que são herança de família. Hoje vou mostrar como cuidar de joias antigas, para que elas continuem passando de geração a geração de forma especial.
Jóias antigas são maravilhosamente únicas e especiais. Se veio de sua própria avó, bisavó ou é um presente especial da família do seu marido ou noivo, uma herança de família geralmente tem um grande significado. Por causa de sua raridade e significado, é importante cuidar das joias antigas para garantir que durem gerações para continuar a tradição.
Então, como você deve cuidar das pedras dessas peças? Como diamantes, zircônias, pedras naturais… Confira as dicas para manter essas peças vivas para sempre:
Como cuidar de Joias Antigas de forma geral:
Em geral, joias antigas devem ser tratadas com tanto cuidado quanto seu anel de noivado, pulseira de diamantes ou qualquer outra peça de joalheria fina.
Na verdade, devem ser cuidadas tanto quanto bijuterias ou semi-joias, afinal independe do nível da joia, quanto mais cuidado você tiver, mais ela dura. Então, aprenda o que fazer e o que não fazer para cuidar de suas joias abaixo!
NÃO FAÇA:
- Use suas joias finas durante o exercício. Até os anéis devem ser retirados para protegê-lo contra sujeira, suor e golpes com as mãos.
- Use jóias antigas ao usar produtos químicos de limpeza agressivos. Usar água sanitária para branquear o banheiro, limpar a piscina, passar pano na casa ou até mesmo produtos químicos comuns de jardinagem podem afetar alguns metais.
- Limpe jóias antigas com água salgada ou produtos de limpeza estilo Monzi. A água salgada é uma substância corrosiva que pode danificar certos metais. Os limpadores Monzi são uma boa opção para joias modernas; no entanto, pode danificar muitas joias antigas.
- Use suas joias antigas enquanto cozinha. Por causa da idade de seus metais preciosos, pedras e diamantes costumam ser facilmente soltos. A última coisa que você deseja é que seu diamante caia em sua massa de pão.
- Armazene seus diamantes antigos sob luz solar, umidade ou espaços frios. Especialmente nos estados do Norte/Nordeste onde é quente e úmido, é importante não guardar sua peça sob a luz direta do sol ou temperaturas úmidas.
PODE FAZER:
- Levar suas joias antigas em um joalheiro certificado. Não há nada pior do que receber um anel de herança que é muito pequeno ou muito grande. Embora o redimensionamento de joias antigas possa ser difícil, isso pode ser feito em alguns casos. Leve sua herança a um joalheiro certificado para falar sobre suas opções.
- Leve sua antiguidade a um joalheiro para limpá-la. Produtos químicos agressivos e modernos podem danificar e descolorir sua peça. Certifique-se de sempre consultar um profissional para fazer uma limpeza profunda em sua peça. Periodicamente, você pode usar um pano úmido sem fiapos para remover poeira e sujeira.
- Armazene suas antiguidades em uma caixa de joias especial, livre de arranhões ou dobras. Certifique-se de armazená-lo em seu próprio canto, gaveta ou espaço longe do volume de suas joias.
- Examine sua herança periodicamente para inspecioná-la em busca de pedras soltas, pontas quebradas ou metais dobrados.
- Use-as bastante! Muitas pessoas sentem muito medo de usar as pedras preciosas de sua avó. Não tenha medo de exibir suas antiguidades, desde que as trate com cuidado.
Cuidando de suas joias antigas
Jóias antigas de um ente querido são muito especiais. Se as joias antigas forem cuidadas adequadamente, pode ser algo que você pode continuar a transmitir por gerações.
Aproveite e leia também: Como proteger suas joias no verão ☀
Um beijo