Com certeza um dos maiores receios dessa vida, é descobrir que ao comprar joias extremamente caras, são na verdade, joias falsas. Antes de tudo, o mais indicado é ir em um especialista nesse assunto, como o Gemólogo que analisa as gemas e joias, ele sabe identificar joias falsas e verdadeiras.
Lembrando que há uma diferença entre bijuteria, semijoias e joias. Por isso é importante estar atenta, pois as semijoias podem ser semelhantes a uma joia, sua diferença está na quantidade de ouro e o uso de pedras de vidro.
Mas para quem gosta, existem algumas dicas e truques que preparei para que você consiga identificar com facilidade se suas joias são falsas e não deixar ser enganado. Vem dar uma olhada!
Dicas para identificar joias falsas
Selo de autenticidade
Há maneiras de saber se o metal é autentico, e uma delas é através do selo que é indica a quantidade de pureza que há naquele metal. Por exemplo, se o metal tiver uma marca com o número 925 significa que possui 92,5% de pureza. Para identificar é importante que o selo seja legível nas joias.
Os selos para identificar a pureza dos principais metais preciosos são os seguintes: os de ouro são 375, 500, 583, 585, 750, 916, 958 e 999, os de prata são 800, 830, 875, 925, 960, 999 e os de Platina são apenas quatro: 850, 900, 950 e 999.
Teste com imã
Para saber se a joia é verdadeira ou falsa, pegue um imã e aproxime da joia, se tiver uma grande quantidade de metal precioso não irá grudar no imã, sendo assim uma joia verdadeira.
Substâncias no metal
É válido tentar colocar algumas substancias no metal para ver sua autenticidade. Como o iodo, se colocado em cima de uma joia de ouro falsa, ela escurecerá. Também riscando o Giz em uma joia de prata, e se ficar escuro é verdadeiro.
Ouro falso quando em contato com o vinagre fica rapidamente escuro. Faça um teste com sua joia, coloque um pouco de vinagre na água e deixe por 5 minutos, se escurecer o ouro é falso.
Pedras falsas
Para identificar se as pedras/gemas são verdadeiras, existem alguns truques que você pode utilizar. Para saber se é uma esmeralda de verdade você precisa ver sua estrutura através de uma lupa, pois a esmeralda não tem ornamentos espiral. Quando verdadeira, não embaça por conta da sua alta condutividade térmica, por isso ao tocá-la ela sempre será fria.
Para descobrir se a pedra é de diamante, veja se há reflexos holográficos na pedra, se sim não é diamante. Outro truque super válido é esquentando a pedra por 30 segundos e depois colocando em uma água fria, se ela se quebrar é vidro ou quartzo, sendo assim, é falsa.
No caso do âmbar, coloque 3 colhes de sal em um copo de água e coloque a pedra, se for plástico, vidro ou resina ela simplesmente afundará. O âmbar verdadeiro não afunda, pois é menos denso que a água salgada.
Confira também: Designer de Joias: tudo sobre a profissão
Pérolas falsas
Para inicio, tenho que deixar claro que se você ver alguma joia com pérolas e ela for barata, não é verdadeira. A pérola legítima, é extremamente cara, não tenha dúvidas! Para descobrir se sua pérola é verdadeira, coloque-a entre os dentes e você sentirá que ela é arenosa, áspera e com imperfeições, essa é uma das principais características.
A pérola falsa, é perfeitamente lisa. Há pouquíssimas pérolas verdadeiras que são lisas, e são ainda mais caras. Você pode utilizar um truque e rolar uma pérola no chão, se ela seguir em linha reta é falsa. As verdadeiras pérolas são frias, e demoram para se adaptar ao calor quando entramos em contato com elas.
Já usou alguma dessas técnicas? Deixe aqui nos comentários.
Um beijo! ❤