Quando você for começar seu próprio negócio, tem que ficar atento nas datas mais lucrativas do comércio brasileiro, porque elas são diferentes do comércio mundial.
Nem sempre o que funciona lá fora, funciona para o nosso público. Então se planeje bem para oferecer ofertas e promoções que serão boas pra você e para seu cliente.
Se você é novo por aqui, meu nome é Laila Santos e sou sócia proprietária do Clube Kitbox – o maior Clube de Semijoias do Brasil 💎 Aqui no blog você encontra dicas de negócios, tudo sobre profissionais relacionadas a joalheria e um pouco do universo feminino!
5 Datas Mais Lucrativas do Comércio Brasileiro:
1 – A Volta às Aulas
O começo do ano geralmente é desesperador para os pais porque causa dessa data: a volta às aulas. Então é o melhor perfeito para começar bem o ano do seu negócio, principalmente se você vende material escolar, uniformes, mochilas e eletrônicos.
Mas nem só de produtos escolares vive essa época. Quem vai pra escola ou faculdade, também compra roupas novas, acessórios, maquiagem… Então movimenta vários setores da economia.
2 – Carnaval
Para tornar o Carnaval lucrativo, os varejistas aproveitam a oportunidade para vender fantasias, acessórios, maquiagem, adereços e artigos de festa. E também, o turismo durante o Carnaval impulsiona as vendas em setores como hotelaria, alimentação e entretenimento.
Os varejistas podem aproveitar esse período para lançar campanhas promocionais temáticas e criar experiências de compra exclusivas para os consumidores que estão no clima festivo.
Mas logo em seguida, vem uma das datas MAIS lucrativas de TODO o ano, então muita gente decide não investir em campanhas durante o Carnaval para vir com tudo na próxima:
3 – O Dia das Mães!
Celebrada no segundo domingo de maio, esse é um momento especial em que os filhos expressam seu amor e gratidão pelas mães, muitas vezes por meio da compra de presentes e gestos de carinho.
Os varejistas aproveitam essa oportunidade para lançar campanhas promocionais e oferecer uma variedade de produtos, desde flores e cosméticos até eletrônicos e artigos de luxo. Com o apelo emocional dessa data, as vendas tendem a aumentar consideravelmente, tornando o Dia das Mães uma das datas mais lucrativas do ano para o comércio.
Entre o Dia das Mães, até existem outras datas comemorativas mas é preciso analisar e planejar se são datas que valem a pena pro seu negócio. Oferecer presentes e descontos em todas as datas que existem, pode se tornar um prejuízo para sua empresa, ainda mais se você começou agora.
4 – Black Friday
Originária dos Estados Unidos, a Black Friday tornou-se um fenômeno global e uma das datas mais aguardadas pelos consumidores brasileiros. Ela é realizada na última sexta-feira de novembro, mas no Brasil já temos promoções como Black Week (a semana inteira) ou Black Month (o mês inteiro).
Durante esse período, os consumidores estão em busca de grandes negócios e oportunidades de economia, o que resulta em um aumento significativo no volume de vendas para os varejistas. Estratégias como antecipação de descontos, vendas relâmpago e ofertas exclusivas são comuns durante a Black Friday, contribuindo para o frenesi de compras que caracteriza este evento.
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5 – E fechamos o ano com o Natal!
O Natal é, sem dúvida, uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro.
Marcado pela troca de presentes e confraternizações familiares, o período que antecede o Natal é caracterizado por um aumento significativo no volume de vendas em praticamente todos os setores.
Os consumidores estão dispostos a gastar mais – principalmente por causa de férias e 13º salário, durante esta época do ano, buscando presentes para amigos e familiares, além de itens de decoração e alimentos para as festividades.
Para os varejistas, o Natal representa uma oportunidade única de aumentar as vendas e impulsionar o faturamento anual.
Então se planeja muito bem para lucrar bastante durante esse período, inclusive é uma época que eu mais trabalho enquanto todo mundo viaja e descansa, mas faz parte da vida do empreendedor.
E para além dessas datas comemorativas, você pode acrescentar alguma que seja específica da sua cidade ou região, como também a data de aniversário da empresa.
Como citei antes, não tenta abraçar o mundo e lançar promoções em todas as datas que existem, senão você vai tomar mais prejuízo do que lucrar se isso com for feito de forma estratégica.
Durante essas datas, você precisa trabalhar diversos pontos, como tecnologia para manter o site no ar quando o tráfego aumentar, marketing digital para atrair mais clientes, negociação com fornecedores para conseguir descontos agressivos e por aí vai.
Espero ter que te ajudado mas qualquer dúvida, só deixar nos comentários!
Um beijo