Se você deseja saber mais sobre a profissão de Designer de Joias, então veio ao lugar certo porque quero dividir aqui tudo o que aprendi ao longo dos anos, quais cursos você fazer, o que faz este profissional, mercado de trabalho e muito mais. Afinal, eu lembro que quando comecei no mundo de joias e bijuterias, não tinha esse tipo de informação fácil então, se ficar alguma dúvida, pode deixar nos comentários abaixo ok?
O que faz um Designer de Joias?
Hoje o designer de joias não apenas desenha as suas peça no papel ou faz modelagem 3D de Joias, ele também parte de todas as etapas de fabricação e por isso, precisa estar sempre ligado nas novidades do mercado. Nesse universo de acessórios femininos no Brasil, quem trabalha com joias não necessariamente vive uma vida de estrelado.
O mercado de trabalho para o designer de joais no Brasil é muito disputado, por isso é preciso sempre se inovar e mostrar criatividade. E a criatividade é justamente o maior desafio que enfrentamos. Digo isso, porque ter uma marca própria de joias pode seguir dois caminhos: um de peças únicas e totalmente diferentes e outro de releituras de informação. Um exemplo prático disso são os colares de gota que você com certeza já viu por aí:
O que eu produzo são releituras que tornam a peça única mas que não perdem sua essência. Cada detalhe cravejado ou a escolha do banho são pensados para você lembrar da semi joias como algo da Kitbox, minha loja pessoal.
O mais importante desse trabalho é o significado que você agrega a cada peça.
Campo de atuação do Designer de Joias
O campo de atuação do designer de joias é muito abrangente. Você pode trabalhar em seu própria ateliê criando peças do início ao fim da produção. Ou em qualquer estabelecimento joalheiro, seja em lojas ou fábricas, sozinho ou em conjunto de outros profissionais para coleções personalizadas ou peças de produção em massa.
O profissional então é capaz de dominar todas as estapas produtivas, do desenho do produto, passando por todas as fases de produção até a sua comercialização. Na minha loja por exemplo, eu acompanho de perto todas as etapas para garantir uma semi joia de alta qualidade.
E essa vida de luxo onde os designer ganham alguns milhões por ano até existe, mas a realidade da maioria é de passar os dados com dedo sujo de cola de pérolas. Ou seja, conquistar um patamar alto de excelência nesse trabalho exige anos de experiência e muito estudo.
Ma se quer seguir no ramo, não desista!
Leia também: 5 designers de joias famosos que você deveria conhecer
Cursos de Design de Joias
Hoje existem diversos cursos de design de joias e modelistas 3D no mundo, o foco do mercado está na Europa e os cursos mais badalados são os italianos mas pelo preço, não é para qualquer um.
No Brasil existem ótimos cursos para você iniciar sua carreia como Designer de Joias, escolas como Senac, Belas Artes e o Senai oferecem graduações, cursos livres de menor duração e até mesmo um técnico. Você deve pesquisar qual deles se encaixa melhor no que você busca como carreira, não existe um melhor ou pior.
Apesar de exigir domínio de todo processo criativo na produção de joias, essa é uma profissional em ascensão que exerço com muito orgulho. Se quer trabalhar com acessórios femininos de uma maneira que coloca toda sua criatividade a prova, eu recomendo ser designer de joias.
E ai se animou com a profissão? Ficou alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários!
Beijo grande 💋
1 comentário