No Dia do Rock – 13 de Julho, nós celebramos mundialmente o estilo musical Rock n’ Roll, que revolucionou a música e o comportamento social da juventude em meados do século XX. Hoje em dia, o Rock é um gênero musical com várias vertentes e que agrada estilos de pessoas diferentes.
Mas hoje, quero compartilhar um pouco sobre Mulheres que fizeram história no Rock ao longo dos anos e que você precisa conhecer, não só se curte ou não este estilo musical, mas para se inspirar na história de mulheres que fizeram a diferença no mundo de alguma forma.
Dia do Rock: 5 Mulheres que fizeram história
1 – Janis Jophin
Janis Lyn Joplin é conhecida como a Rainha do Rock and Roll, a maior cantora de rock dos anos 1960. Ela foi um estouro como vocalista da banda Big Brother and the Holding Company e mais pra frente, como artista solo, acompanhada de suas bandas de suporte: a Kozmic Blues e a Full Tilt Boogie. A revista Rolling Stone a considerou entre os 100 maiores artistas de todos os tempos.
O auge da banda foi a sua participação no Festival Pop de Monterey,com uma versão da canção “Ball and Chain”. O álbum seguinte da banda, Cheap Thrills, de 1968, fez a fama de Janis: foi seu álbum de maior sucesso. Continha a canção Piece of my heart, que atingiu o 1º lugar nas paradas da revista Billboard e se manteve na posição durante oito semanas não consecutivas.
2 – Grace Slick
Grace Barnett Wing é uma cantora e compositora dos Estados Unidos, conhecida por ter sido vocalista da banda de rock psicodélico Jefferson Airplane e por sua participação nas versões posteriores da banda, Jefferson Starship e Starship, além de seu trabalho solo. Slick é considerada uma das mais importantes personalidades a levar o rock psicodélico à mídia.
Ela foi adicionada ao Hall da Fama do Rock and Roll em 1996, como integrante do Jefferson Airplane.
3 – Rita Lee
Eu não poderia deixar uma brasileira de fora da lista: Rita Lee Jones de Carvalho, a Rainha do Rock Brasileiro fez história na música.
Ela é cantora, compositora, multi-instrumentista, atriz, escritora e ativista brasileira, de ascendência norte-americana e italiana. E alcançou a marca de 55 milhões de discos vendidos, sendo a quarta artista mais bem-sucedida neste sentido no Brasil, atrás de Tonico & Tinoco, Roberto Carlos e Nélson Gonçalves.[5] Ela construiu uma carreira que começou com o rock mas que ao longo dos anos flertou com diversos gêneros, como a psicodélica durante a era do tropicalismo, o pop rock, disco, new wave, a MPB, bossa nova e eletrônica, criando um hibridismo pioneiro entre gêneros internacionais e nacionais.
Rita Lee é uma das mulheres mais influentes do Brasil, sendo referência para aqueles que vieram a usar guitarra a partir de meados dos anos 1970, sobretudo as mulheres. Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone promoveu a Lista dos 100 Maiores Artistas da Música Brasileira, onde Rita Lee ocupa o 15° lugar.
4 – Joni Mitchell
Roberta Joan “Joni” Mitchell, é uma cantora, vocalista solo, artista plástica e poetisa canadense. Foi considerada a 75º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone, que também a citou como “uma das melhores compositoras da história”. De acordo com uma declaração da AllMusic, “Quando a poeira baixar, Joni Mitchell pode vir a ser a artista musical feminina mais importante e influente do século XX”.
Alcançou o sucesso na década de 1970, fazendo uma música influenciada pelo jazz e pelo folk rock. Suas composições frequentemente refletem ideias sociais e ambientais assim como seus sentimentos sobre romance, confusão, desilusões e alegria. Ela recebeu muitos prêmios, incluindo nove Grammys. Gravou dois discos que entraram para a história: Clouds, de 1969, e Blue, de 1971, que ocupa a 30ª posição na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos da revista Rolling Stone.
5 – Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad
Eu não podia encerrar essa lista especial para sobre Mulheres no Dia do Rock, sem o ABBA! Esse grupo sueco que foi super popular nos anos 1970 tem sucessos como “Mamma Mia”, “Dancing Queen”, “The Winner Takes It All” e “Gimme! Gimme! Gimme!” que conquistam fãs de todas as gerações.
Eu mesma, não sou nos anos 70′ e sou fã do grupo e das mulheres Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad que compõe o grupo!
Aproveite e leia também: 5 podcasts sobre empreendedorismo pra você conhecer
Você conhecia alguém dessa lista de Mulheres que fizeram história no Rock? Compartilha comigo nos comentários!
Um beijo e Feliz Dia do Rock’