No final do ano, é comum idealizar as nossas metas e sonhos para o ano seguinte. E se você quer crescer seu negócio ou iniciar um empreendimento, eu trouxe dicas de empreendedorismo feminino de mulher para mulher. Porque apesar de nós mulheres, representamos quase metade do mercado de trabalho, o crescimento profissional ainda é marcado por muitos obstáculos.
Mas vamos crescer juntas, confira 5 dicas de empreendedorismo feminino para 2023:
1. Liste o que você gosta de fazer
É comum que novos negócios surjam de alguma habilidade pessoal. Por exemplo, se você é ótima com organização, pode se tornar uma personal organizer ou se sempre elogiam o modo como você cozinha, pode começar a fazer comida pra fora – em época de Natal ou Páscoa você pode começar oferecendo pratos prontos especiais.
2. Invista na área de beleza
A área de moda e beleza é uma das mais promissoras do mercado! Isso porque cuidar da pele, do cabelo, da unha… vai além da estética: é uma questão de empoderamento, de autocuidado e de amor-próprio.
Se você já faz a própria unha, cabelo ou sobrancelha e gosta, pode investir em cursos para transformar esse conhecimento em renda extra.
Inclusive, é comum o relato de pessoas que começaram em casa e agora possuem salões de beleza de alto padrão e estão aí ganhando muito dinheiro, viu? Uma que eu gosto muito e vou indicar aqui, é a Gleici Duarte, especialista em ruivos.
E o meu trabalho começou assim também – revendia bijuterias que eu sempre amei até se tornar sócia proprietária da Kitbox: o maior clube de acessórios femininos do Brasil.
3. Crie conteúdo para internet
Mas o resultado disso vem de médio a longo prazo! E sim, dá para viver disso! Não é preciso mostrar só o look do dia para ganhar dinheiro com internet, você pode compartilhar receitas, dicas de decoração, algo sobre sua profissão… Na internet tem espaço para todo mundo!
Você pode compartilhar através de vídeos, fotos, textos e isso pode acabar saindo da internet e você se tornar uma palestra de sucesso sobre determinado assunto.
Ou pode criar conteúdo para internet para divulgar a sua marca! É uma das minhas favoritas dicas de empreendedorismos femininos: criei o blog para compartilhar mais do meu conhecimento sobre design de joias e, de quebra, vocês conhecerem mais da Kitbox!
Aproveite e leia também: Designer de Joias: tudo sobre a profissão
4. Revender produtos
Existem uma infinidade de produtos que você revender: desde aqueles famosos de revista de cosméticos, até roupas, decorações, joias, eletrônicos, acessórios para animais de estimação, alimentos e muito mais.
O que você tem que analisar é a margem de lucro e onde você vai revender: na rua? na faculdade? no trabalho? em uma loja online? no instagram? E colocar todos os custos (embalagem, divulgação, deslocamento) na ponta do lápis para precificar.
E se você mora em locais onde tem produtos diretamente da fábrica, aproveite a oportunidade!
5. Aprenda a fotografar
Essa dica ajudou muito meu negócio! Fazer um curso de fotografia e se dedicar a parte técnica, faz toda a diferença nas suas fotos e você vai perceber que uma foto bem feita é completamente diferente do que só apertar o botão do celular.
E eu não estou falando de fazer fotos com câmera profissional ou com o celular – fui investir em uma câmera mesmo depois de anos! Estou falando de aprender regra de grade, ISO, iluminação, exposição e etc. E além de melhorar muito a divulgação dos seus produtos – porque uma boa foto vende! Também acaba sendo um conhecimento que pode virar uma renda extra.
Fazer pequenos eventos, como aniversários, festas, comemorações empresariais, como fotógrafa para ganhar um dinheiro, pode ser o início aí do seu próprio estúdio!
[DICA EXTRA] Nunca pare de estudar!
Quer ter sucesso de verdade com seu negócio? Uma das melhores dicas de empreendedorismo feminino que posso te dar é: nunca pare de estudar!
Mesmo que você esteja rica, com seu negócio espalhado pelo Brasil e pelo mundo, mesmo que você seja referência do seu segmento: nunca pare de estudar!
Conhecimento nunca é demais então participe de feiras de negócios, palestras, faça cursos rápidos online, faça contato com outras empreendedoras para saber o que elas fazem, o que dá certo para elas, assim vocês trocam conhecimento e você aprende coisas novas. Isso faz toda diferença no seu sucesso!
E leia também: 7 eventos de empreendedorismo para você não perder