Como profissional de semijoias, eu gostaria que você não cometesse esses erros no cuidado com suas joias. Pode ser falta de tempo ou maus hábitos, mas provavelmente é porque você simplesmente não tem informações suficientes para perceber quais podem ser os problemas. E tá tudo bem ♥
Vou mostrar os 5 principais erros de joalheria e como evitá-los para seu próprio bem. Eles irão ajudá-la a economizar tempo, dinheiro e manter suas joias (e você!) com ótima aparência. Confira!
5 erros no cuidado com suas joias para evitar
1. Não entender os materiais usados para fazer suas peças
Ao comprar joias, semijoias ou bijuterias é sempre bom saber do que as peças são feitas. Afinal, tem muita bijuteria sendo vendida como “jóia folhada” que na verdade só tem uma camada de corante. Se você não tiver certeza, pergunte sempre antes de comprar, especialmente para itens com preços mais altos.
Só porque uma peça de joalheria é dourada ou prateada não significa que ela é feita desses metais específicos. O mesmo para semi joias: para ser uma peça de alta qualidade precisa de uma boa camada de ouro, prata ou ródio e você encontra muitas delas com um preço exorbitante com apenas uma camada tão fina que a qualidade é péssima.
Você também deve saber o que são quaisquer pedras preciosas: se são cultivadas em laboratório ou naturais, ou se são totalmente falsas. É claro que bijuterias de baixo custo têm seu lugar e se você está feliz por um design ser uma peça de moda relativamente curta e sua pele tolerar os materiais, então está tudo bem.
Mas conhecimento é poder por isso, aproveite e leia: O que são semijoias?
2. Usar as mesmas joias todos os dias
Até eu sei como é fácil adquirir o hábito de usar as mesmas peças todos os dias e quase nunca tirá-las. Mas é um bom hábito quebrar por alguns motivos.
Em primeiro lugar, suas joias do dia a dia ficarão sujas em lugares que você não pode ver ou de maneiras que você não necessariamente percebe porque as mudanças ocorrem lentamente. Esse é especialmente o caso dos brincos em que parte deles fica escondida atrás do lóbulo da orelha, acumulando produtos químicos da lavagem do cabelo e potencialmente levando a infecções.
Você deve tirar suas peças do dia a dia regularmente para limpá-las e tem um guia completo aqui de como limpar qualquer tipo de peça, seja joia, semijoia, prata, dourado, com ou sem pedras… Completíssimo!
E você também pode variar suas peças se deixar de usar as mesmas todos os dias e assim, criar novas possibilidades de looks. O que facilita muito ter sempre acessórios femininos da moda para variar no look, é conhecer o Clube Kitbox!
3. Não limpar suas joias
Como te contei acima, este é um grande problema. Muitas pessoas deixam de limpar suas joias regularmente, isso quando o fazem. Pode ser fácil perder o acúmulo de sujeira e manchas em geral, mas – acredite – ela estará lá e será perceptível para os outros.
Você usa joias contra a pele e as roupas por longos períodos enquanto realiza todos os tipos de atividades; portanto, é claro que elas precisarão ser limpas de tempos em tempos, assim como suas roupas.
E você consegue limpá-las em casa mesmo, seguindo este Guia de Limpeza!
4. Usar acessórios ao tomar banho ou para nadar
Existem algumas razões para evitar usar suas joias na água.
Em primeiro lugar, pode ser fácil perder suas peças – especialmente durante o banho. Se a ideia de seu precioso anel de ouro escorregar e ir pelo ralo te assusta, então não é uma boa ideia correr o risco. Em vez disso, encontre um local seguro para colocar suas joias enquanto toma banho e torne isso uma rotina.
Além disso, você vai descobrir que seus brincos, colares e anéis provavelmente ficarão grudados com os resíduos de xampus, condicionadores e sabonetes ao longo do tempo. Se você mantém algumas peças quando toma banho ou toma banho, certifique-se de retirá-las a cada poucas semanas para dar uma boa limpeza: brincos de pino especialmente, conforme te contei acima.
Por último, se vai dar um mergulho, recomendo que deixe as suas joias em segurança em casa. Os produtos químicos de uma piscina, por exemplo, podem ser extremamente prejudiciais para seus acessórios.
Quanto à água salgada, ela pode cegar diamantes e zircônias e corroer peças soldadas em joias de metal. E ninguém quer isso.
Sim, você pode até dizer: “Mas Laila sempre usei meus acessórios na água e nunca aconteceu nada”, mas isso é até acontecer, porque o processo está ocorrendo, você pode não conseguir ver mas até o ouro mais puro pode sim, estragar e precisar de uma limpeza profissional.
5. Não guardar suas joias adequadamente
Evite guardar suas joias em locais com problemas de umidade, principalmente banheiros. As joias de prata esterlina, em particular, mancham mais rapidamente em locais úmidos, o que significa que você precisará de mais tempo para limpá-las.
Você também deve guardar suas joias em local fechado como no armário, porque deixar exposto à luz e a poeira faz com que os metais oxidem muito mais rápido. Isso de qualquer peça, por mais preciosa que seja.
Aproveite e leia também: Como proteger suas joias no verão
Espero que tenham gostado das dicas de como evitar erros no cuidado com suas joias, gosto de compartilhar minha experiência como designer de joias da Kitbox para que você sempre esteja com os acessórios mais lindos ♥
Um beijo