Faz parte do meu trabalho como Designer de joias, ficar por dentro dos acessórios estão em alta para oferecer para os clientes mas também conhecer mais da história da joalheria. Por isso, hoje vou dividir com vocês, quais são as joias mais caras do mundo.
As jóias são muito importantes em várias culturas e civilizações, por além do seu valor financeiro, muitas delas tem um significado religioso, cultural e/ou histórico.
E são vários fatores que determinam o valor de uma joia: sua raridade, o trabalho envolvido (design, produção, confecção), o valor da marca, sua história, entre outros fatores… Muitas vezes, a beleza em si não acrescenta valor à peça porque acaba sendo muito relativo.
As 8 joias mais caras do mundo
Joias ajudam a complementar o seu look de uma forma única, são os acessórios que transformam um visual sem graça em um look criativo, elegante, dramático, chique ou que seu estilo pedir. E que existem acessórios para todos os bolsos!
Mas você vai entrar agora num segmento da joalheria exclusivo da elite. Confira:
1. Hope Diamond
Em primeiro lugar como joia mais cara do mundo, está o famoso e lendário Hope Diamond. A joia é um magnífico colar cravejado de diamantes com um elegante diamante azul profundo de 45,52 quilates como ponto focal, avaliado entre US $200 e US $250 milhões.
Acredita-se que o diamante tenha vindo das minas de Golkonda, no sul da Índia. Foi adornado por várias pessoas conhecidas de todo o mundo.
2. Heritage in Bloom
Em segundo lugar, está a Heritage in Bloom que vale aproximadamente US $200 milhões e foi projetado pelo mestre artesão chinês Wallace Chan.
383,4 quilates de pedras preciosas compõem todo o conjunto, só o diamante incolor requintado da peça central foi avaliado em impressionantes US $35 milhões – isso mesmo: 35 milhões de DÓLARES!! O colar também tem 600 diamantes rosa, 114 jadeíte verde gelo, 72 jades de porcelana branca e mais 19 diamantes incolores.
O colar pesa meio quilo graças a todas pedras preciosas e tem esse nome “Herança em Flor” (em tradução livre) por conta do seu design que lembra uma flor, mas foi desenhado para ser usado de 27 maneiras diferentes. Quem compraria para testar?
3. Peacock Brooch (broche de pavão)
A Graff Diamonds lançou o Peacock Brooch em 2013 na feira de artes e antiguidades de luxo TEFAF na Holanda. Ele é feito de 1.305 pedras preciosas, incluindo diamantes brancos, amarelos, rosa, laranja e verde.
Além disso, a joia tem um espetacular diamante azul, que sozinho, pesa 20,02 quilates. Embora tenha apenas 10 cm de altura, o Peacock Brooch custa US $100 milhões. E é um dos meus favoritos nesta lista!
4. Diamante Wittelsbach-Graff
Segundo a história, o Rei Filipe IV da Espanha era o proprietário original deste diamante de 35,56 quilates, que foi dado a sua filha Margarita Teresa como parte de seu dote por seu casamento com o imperador Leopoldo I da Áustria em 1664.
O diamante Wittelsbach, que fazia parte das joias da coroa austríaca e bávara por gerações, foi comprado pelo renomado joalheiro Laurence Graff por US $22 milhões e recortado para 31,06 quilates. Em 2011, ele revendeu o diamante a um membro da família real do Catar por inacreditáveis US $80 milhões.
Leia também: O que é Quilate e quanto ele vale?
5. The Pink Star (A Estrela Rosa)
Este diamante rosa maravilhoso, que já foi conhecido como Steinmetz Pink, pesa 59,6 quilates e é o maior diamante “internamente impecável, extravagante rosa vívido” já avaliado pelo GIA.
A Pink Star, que agora pesa 132,5 quilates, foi extraída pela De Beers na África em 1999 e pesava muito mais quando foi cortada e polida pela primeira vez.
É a joia mais cara já vendida em leilão, arrematada por 71,2 milhões de dólares em uma venda da Sotheby’s em abril de 2017.
6. Oppenheimer Blue
O diamante Oppenheimer Blue, pesando 14,62 quilates, leva o nome de seu primeiro dono. Na verdade, surpreendeu a multidão em maio de 2016 em um leilão da Christie’s onde foi vendido pelo valor recorde de 57,6 milhões de dólares.
Hoje, é considerada uma das joias mais caras do mundo e um detalhe legal de ser saber aqui, é que não existe uma regra para nomear uma joia, então é comum ver jóias com nome do seu primeiro dono ou que descreva seu formato, como o Broche de Pavão.
7. O colar de diamante L’Incomparable
Este é o colar mais valioso do mundo (55 milhões de dólares), porque contém o maior diamante internamente sem falhas e foi criado pelo joalheiro Mouawad. Os diamantes menores colocados ao longo da corrente de ouro rosa, pensam cerca de 230 quilates e o principal, 407 quilates.
Reza a lenda que o diamante central do “Incomparável” teria sido encontrado na década de 1980 na República Democrática do Congo em uma pilha de resíduos de mineração por uma garotinha. Imagina?
8. Lua Azul de Josephine
Completando a nossa lista de joias mais caras do mundo, temos o diamante Blue Moon de 12,03 quilates que foi descoberto pela primeira vez na mina Cullinan da África do Sul em 2014. Tem 12 quilates e custou ao criminoso $48,4 milhões de dólares, o máximo por quilate que um diamante de qualquer cor já vendeu.
Foi o bilionário de Hong Kong Joseph Lau Luen-hung que o comprou para sua filha de sete anos, Josephine, que deu o nome à pedra. Queria ter um pai desses hein…
Aproveite e leia também: As 7 marcas de joias famosas pelo mundo
Espero que tenham gostado de conhecer mais deste mercado luxuoso das joias mais caras do mundo. Compartilha comigo nos comentários qual delas você usaria?
Um beijo ♥