Já adiando que não há certo ou errado na hora de trocar alianças, cada casal decide o que é melhor dentro do seu relacionamento. Muitos, inclusive, não costumam usar alianças. Mas existem algumas dicas e tradições ao se perguntar: quando devo trocar de aliança?
Se você chegou agora no blog, meu nome é Laila Santos, designer de joias e sócia fundadora do maior clube de acessórios femininos do Brasil, a Kitbox. E aqui você encontra dicas sobre este mundo da joalheria, seja para empreendedores, para outros designers ou apaixonados por acessórios.
Afinal, quando devo trocar as alianças?
Quando se trata de anel de noivado ou de casamento, os casais costumam escolher algo que seja clássico e que caiba bem no dia a dia de quem o usa, exatamente como deve ser. Mas nem sempre é assim com o passar dos anos.
Quando você deve comprar uma aliança nova para se adaptar a quem você é depois de 5 ou 10 anos? Afinal, nós seres humanos, estamos em constante mudança, certo? E os relacionamentos também se adaptam, se fortalecem e você pode refletir isso trocando de aliança, principalmente o anel de noivado.
1. Nas bodas de aniversário
O mais tradicional é que durante as bodas de 25 anos (bodas de prata) ou nas bodas de 50 anos (bodas de ouro), os casais troquem de alianças, mesmo que continue um anel liso de ouro, só que mais novo.
Mas a dica aqui é acrescentar um aparador de aliança no anel atual, principalmente os modelos cravejados de zircônias. É um presente clássico que as mulheres amam ♥
Lembre-se que as bodas de prata ou ouro são apenas sugestões, você pode trocar de alianças nas bodas de 5, 10 anos ou quando vocês considerarem que é uma data especial.
2. Na hora que as alianças precisam de manutenção
Preciso te dizer que mesmo as joias de metal maciço, como as de ouro 18k não são para todo sempre. Todo metal oxida, a diferença é que demora. E toda joia precisa de limpeza e manutenção.
Embora o brilho de seu amor um pelo outro não tenha desaparecido, você pode não ser capaz de dizer o mesmo sobre seu anel de noivado. Todos os dias, seu anel entra em contato com sujeira, óleos, sabonetes, loções e uma infinidade de fatores externos que podem enfraquecer e diminuir sua beleza.
Não só isso, mas pode haver danos que não podem ser vistos a olho nu. Arranhões e amassados podem aparecer e as pontas podem ficar gastas, colocando a pedra em risco de se soltar.
Essa pode ser a hora certa de trocar de aliança. Mas a maioria das peças tem concerto!
Basta levar ao seu joalheiro de confiança para uma limpeza mais profunda, trocar uma pedra que quebrou ou se perdeu ao longo do tempo e para polir o metal para que fique como novo.
3. Quando sua aliança esta apertada ou larga
Emagrecer ou engordar ao longo dos anos, acontece com todo mundo, não se preocupe ou se culpe por sua aliança de anos de casado não lhe servir mais.
Essa pode ser a hora que você estava procurando para trocar de aliança. Mas assim como a limpeza e conserto, a maioria dos anéis podem ser redimensionados e para isso, você deve procurar um joalheiro de confiança para avaliação da sua joia.
4. Quando o orçamento está melhor
Outro motivo que leva os casais a trocarem de alianças para novas, é quando se casam com o orçamento apertado – afinal, casar é caro. E compram alianças simples para trocar por outras melhores depois.
Dica bônus: o que fazer com a aliança antiga?
Se por um desses motivos, o casal decidiu que era hora de trocar de alianças, então o que fazer com as antigas?
Você pode guardar em um porta joias especial ou usar em um colar sempre com você – mas o metal antigo está muito oxidado, é melhor guardar do que usar!
Aproveite e leia também: Guia completo de Como cuidar de Joias Antigas