Você sabia que existem diferentes tipos de escova de cabelo? Isso porque as escovas são indicadas de acordo com o comprimento e textura do cabelo, se são mais lisos ou cacheados e, com a espessura do fio.
Uma escova de cabelo ideal para você, não vai quebrar os fios, vai desembaraçar com precisão deixando liso ou cacheado como você deseja. E isso não depende apenas da escova escolhida! Na hora de pentear os cabelos, você deve pegar mechas finas para não embolar na escova e quando for usar o secador de cabelo, mantenha ele em movimento para não queimar as cerdas ou os fios.
Tipos de escovas de cabelo e suas funções
Escova Raquete: Essa possui cerdas flexíveis com bolinhas nas pontas que protegem o couro cabelo e que desembaraçam diferentes tipos de cabelo e tira os terríveis nós que podem se formar nas mechas. Ótimas para pessoas com maior sensibilidade.
Escova de Cerâmica: Arredondada e com base de cerâmica, ela é ótima para escovar e modelar o cabelo pois é ativada pelo calor do secador. As cerdas mistas de nylon e javali são indicadas para cabelos lisos e ondulados.
Escova ventilada: outro modelo moderno com base de cerâmica e cerdas naturais de javali. Também é ativada pelo calor do secador e é indicada para secar e modelar as pontas. Por ser toda vazada e “ventilada”, é ideal para dar volume ao cabelo.
Escova almofadada: esse modelo almofadado com cerdas de plástico é usado com secador para aquele efeito de modelador sem alisar o cabelo, então é indicada para cabelos longos e já lisos, no máximo ondulados.
Escova fininha: um modelo com diâmetro menor, perfeito para cachear e modelar cabelos curtos. Quando a base é de cerâmica, em contato com ar quente, ela auxilia na eliminação do frizz.
Escova retangular de plástico: essa é aquela escova de desembaraçar baratinha que todo mundo já teve, mas se usada com força pode arrebentar os fios do cabelo. Pode ser usada para tirar os nós de todos os tipos de cabelos.
Escova redonda: existem três modelos de escova redondas sendo de haste oca, pequena e aquela gigante. As três são perfeitas para fazer aquela escova caprichada no cabelo e quando maior o modelo, melhor para cabelos mais crespos e cacheados.
Leia também: Penteados para cabelos cacheados: fotos e inspirações!
Tipos de escovas para cada tipo de cabelo
Para tipo de cabelo: liso, ondulado, cacheado e crespo, existem uma escova certa para desembaraçar e modelar.
Para as lisas por exemplo, as escovas raquetes são perfeitas, principalmente para cabelos mais longos. Na hora de modelar, as escovas redondas com base de cerâmica deixam o escovado com ondas e muito brilho.
Já no caso das onduladas, é importante escolher uma escova que não desfaça as ondas naturais do cabelo, como as retangulares com cerdas mistas. Por terem um bom espaçamento entre as cerdas, também previne a quebra dos fios.
E para os cabelos crespos e cacheados, esses tipos de fios, quanto mais cacheado ou quanto mais crespo, precisa de um cuidado extra na hora de desembaraçar. Os profissionais sempre recomendam escovas ou pentes de madeira com cerdas mais largas e espaçadas, isso porque o material elimina a estática, evitando o frizz. Se for escolher um pente, opte pelo estilo “jacaré”, que é mais largo.
Dica importante para anotar: não esqueça de higienizar suas escovas!
Limpar a escova de cabelo é super importante. Além disso, jamais use escovas de outras pessoas! Elas podem servir de veículo para caspa, seborreia e até para piolho. Imagina só? Credo!
O ideal é limpar a escova uma vez por semana, deixando de molho na água e sabão por dez minutos. E todas as vezes depois de usar, tire o excesso de fios passando um pente fino. Enxágue e seque bem antes de usar, não guarde a escova molhada que pode acumular fungos e bactérias.
Espero que as dicas de tipos de escova de cabelo tenham ajudado você a fazer a melhor escolha! Se gostou compartilha esse post com as amigas e confira outras dicas no meu Pinterest ❤️
Beijos 💋