Gemólogo é o profissional que identifica, analisa e avalia gemas e joias, de acordo com o peso, lapidação, cor e pureza. Ele presta consultoria técnica para bancos, leilões, joalheiros, seguradoras, importadores e exportadores.
E antes de entender mais sobre o que faz o gemólogo, é preciso conhecer o que é a gemologia. Continue lendo e confira…
Na minha série sobre profissões, já te contei sobre meu trabalho como Designer de Joias — e, você também conheceu outro profissional da área de joalheria, o Ourives!
O que é Gemologia?
Gemologia é a especialidade da geologia (ciência que estuda o solo da Terra) que estuda as pedras preciosas, ou seja, o caráter físico e químico dos materiais de valores gemológicos, sejam esses de origem inorgânica ou origem orgânica.
Este é uma profissional muito importante para o mercado de joias pois é, graças ao gemólogos que identificamos a falsificação, comum neste ramo da indústria de produção, tanto na fabricação de réplicas quanto na qualidade do material empregado.
Você não iria querer pagar preço de diamante em um cristal comum né? Por isso é o gemólogo identifica cada pedra, garantindo assim, sua autenticidade e qualidade.
Cursos para Gemólogos
Antigamente não se distinguia o geólogo do gemólogo, sendo possível entrar na área só de depois de cursa Geologia e então, se especializando em Gemologia. Mas hoje existem vários cursos técnicos, básicos e de graduação apenas de Gemologia em escolas e universidades de renome internacional.
Portando, existem vários caminhos para você se tornar Gemólogo. A graduação comum, que no Brasil é oferecida pela Universidade Federal do Espírito Santos (UFES), tem a proposta de fazer com que os futuros profissionais sejam capacitados a trabalhar em todas as cadeias produtivas do mercado de joias, ou seja, é um curso bem completo.
Existe também cursos técnicos e básicos focados apenas em gemologia. Onde o aluno estuda de forma teórica e prática, os princípios da lapidação de joias, técnicas de ourivesaria, qualificação de gemas e metais nobres usando um protocolo comercial de analise para a caracterização de joias e gemas preciosas.
Confira também este Guia Completo sobre Tipos de Lapidação de Pedras Preciosas 💎
Algumas escolas que oferecem Curso de Gemologia:
- Bacharelado em Gemologia | UFES;
- Introdução a gemologia e joalheria técnica | Curso de extensão da USP;
- O Espaço Rita Santos oferece um curso de Gemologia Fundamental. Mas também tem outros cursos na área de joalheira, como ourivesaria, design de joias, cravação, modelagem, entre outros;
- E também tem vários cursos pela Escola de Gemologia José Bonifácio de Andrada e Silva | IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas & Metais Preciosos.
O próprio IBGM alerta para você tomar cuidado com cursinhos online ou presenciais que não são certificados porque não te qualifica como profissional e seu autenticação das gemas não irão valer de nada. Por isso pesquise bem antes de escolher qual curso irá fazer!
O mercado de trabalho para Gemólogos
Joias personalizadas e semijoias estão em constante crescimento no mercado, mesmo em tempos de crise. Por isso, cada vez mais este profissional está sendo procurado pelas empresas.
Um gemólogo atua no mercado de trabalho identificando, classificando, caracterização e avaliando todo material gemológico. É ele quem consegue afirmar se um rubi é natural ou sintético, se ele possui algum tratamento, seu depósito de origem, etc. Também consegue distinguir com certeza absoluta, uma turmalina paraíba e um turmalina azul.
Eles podem trabalhar no Brasil e no exterior em vários ramos da industria joalheira, mas antes existe um teste de aptidão que garante que você é um profissional capacitado. Fora da indústria, o profissional pode trabalhar no campo com essa identificação de gemas. É um mercado com amplas oportunidades no Brasil e no mundo.
Ficou alguma dúvida? Deixa nos comentários!
Beijão 💋
2 comentários
Gostaria de saber se no Rio de Janeiro existe algum curso técnico, graduação ou pos graduacao em gemologia
Boa tarde, qual a média salarial de um gemólogo?