A aliança de tungstênio caiu no gosto dos casais no últimos anos por ser uma joia moderna que foge do padrão ouro ou prata. Hoje vou tirar suas dúvidas sobre esta peça sofisticada e cheia de estilo. Saiba o que é o tungstênio, as vantagens e desvantagens de escolher uma aliança desse material e minha opinião como Designer de Joias.
Na minha série sobre profissões, já te contei sobre meu trabalho como Designer de Joias — e, você também conheceu outro profissional da área de joalheria, o Ourives!
Nesse post onde o Ourives responde, reuni opinião profissionais para trazer informações sobre o tungstênio e se você deve escolher uma aliança desse material.
O que é o tungstênio?
O tungstênio é um metal sólido de transição e é muito duro. Ele tem uma coloração branca meio acinzentada conhecida por ser alto ponto de fusão, densidade e durabilidade. Além de ser usado pelos joalheiros, ele também é usado na fabricação de luzes incandescentes e de peças aeroespaciais, inclusive é o único metal precioso que possui um brilho permanente e é utilizado até mesmo pela NASA!
As jóias são fabricadas a partir do carboneto de tungstênio sintetizado e do tungstênio metálico. As alianças de tungstênio são famosas devido sua dureza, ele é duas vezes mais resistente que o aço e quatro vezes mais resistente que o titânio. E ele pode ser misturado com outros metais como o ouro e prata.
A aliança de tungstênio é uma boa opção?
Quais as vantagens de usar uma aliança de tungstênio?
A aliança de tungstênio não amassa, não precisa de polimento com muita frequência, seu brilho dura quase para sempre e também não escurece com o tempo.
E pode ser banhada com outros material como ouro, prata, ouro branco, ouro rosé….
Mas a maior vantagem de escolher uma aliança desse material é o preço! Comparada com modelos de ouro ou prata, as alianças de tungstênio são bem mais baratas.
E existem, claro algumas desvantagens em escolher este material para sua aliança de casamento.
Por ser um material muito duro, sua aliança de tungstênio não pode ser alargada ou diminuída ou seja, não tem como ajustar o tamanho ao longo dos anos. E ela também não pode ser cortada!
Em casos de emergência, a aliança de tungstênio é removida com um alicate de pressão mas é perigoso e só feito em último caso.
Outra desvantagem envolve o meio ambiente. O tungstênio é um metal poluente e pode contaminar a água, causando riscos à saúde de plantas, animais e seres humanos.
Considerações finais
Para casais que gostam de uma joia moderna e querem algo sofisticado com um preço bom, essa aliança tem o melhor custo benefício. Só escolha um loja de confiança cujo designer vai te orientar sobre o tamanho para que não precise de ajustes já que não é possível faze-lo.
Aproveite e leia também: 5 hábitos de autocuidado para começar agora!
Já conhecia este tipo de aliança de casamento?